O que de "melhor" se passa no nosso País, fundamentalmente na Educação!!!

sábado, 28 de junho de 2008

PSP apreendeu num mês mais de 21 mil doses de droga nas imediações das escolas

A PSP apreendeu 21.136 doses de droga, mais 19.776 que no ano passado, nas imediações de estabelecimentos de ensino de todo o país entre 26 de Maio e 20 de Junho, no âmbito da operação “Final do Ano Lectivo”, da Escola Segura.

A diferença na quantidade de estupefacientes apreendidos é um “facto circunstancial”, de acordo com fonte da PSP, explicando que eventualmente se trata apenas de mais droga apreendida num local.

Além da droga apreendida, a PSP fez 504 detenções e detectou 6481 infracções.

Comentário: E agora? De onde vem esta droga? qual a desculpa desta vez do ministério?

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mal agradecidos


Publicado por: http://antero.wordpress.com/

terça-feira, 24 de junho de 2008

SPM critica prova por não premiar alunos que trabalharam todo o ano

Exame de matemática A mais fácil do que o do ano passado

Para a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Exame Nacional de matemática A, aquele a que mais alunos concorrem, foi mais fácil do que o do ano passado, mas elogia o esforço feito para contemplar na prova os conteúdos programáticos essenciais.

“É de salientar o esforço desenvolvido pelo G.A.V.E. em contemplar neste exame, num maior número de questões, temas importantes do programa do décimo segundo ano, tais como a continuidade, o cálculo diferencial e o estudo de limites. São tópicos em que professores e alunos investem bastante ao longo do ano lectivo e que não têm sido suficientemente avaliados, facto para o qual já tínhamos chamado a atenção”, refere a SPM.

Os especialistas frisam ainda o esforço feito no sentido de melhorar a clareza de linguagem nas questões colocadas em relação a anos anteriores: “A linguagem é adequada e clara, o que denota um progresso relativamente às questões demasiado palavrosas e de interpretação dúbia, habituais em anos transactos”, frisam. Mas criticam a “excessiva” duração da prova, de três horas.

No entanto a maior crítica da SPM vai para a falta de ambição do GAVE, o Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação, de onde saem os enunciados das provas, que, segundo a sociedade, não desenvolve a excelência entre os alunos: “O padrão utilizado pelo G.A.V.E. para avaliar o desempenho dos alunos não permite distinguir aqueles que efectivamente trabalham dos que pouco trabalham, e não ajuda os professores a incentivarem os alunos a aprofundar os seus conhecimentos.”
23.06.2008 - 18h24 Lusa

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Porque hoje é São João!!!


Vamos por umas horas para a folia, vamos divertir e deixar de pensar (até porque não dá muito, com tantas marteladas e alho porro na cabeça)...
Amanhã começamos novamente a pensar nas avaliações, na escola...
Bom São João para todos

sábado, 21 de junho de 2008

É isto que nos espera...

Já foi publicado o calendário escolar para 2008/09. Para além de ser estranho que o ME continue a impor um calendário todos os anos, em vez de se limitar a dizer quantas são as semanas de aula, é preocupante a fixação de um dia para a entrega do Diploma, marcado precisamente para o dia 12 de Setembro. Chamo a atenção de MLR que o despacho tem de ser rectificado por um novo despacho a marcar a hora.

É igualmente preocupante a fixação do último dia de actividades do 1º período, para 19 de Dezembro. Quando é que as escolas vão fazer as reuniões de avaliação? Provavelmente, a ideia é que haja conselhos de turma até à véspera de Natal.

Retirado de http://www.ramiromarques.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Como proteger os filhos dos seus pais?

Parece que a CONFAP, confederação das associações de pais, veio hoje, mais uma vez, insurgir-se contra a avaliação por exames. Supostamente os exames são injustos, pois testam, num par de horas ou minutos, o conhecimento (não) adquirido ao longo de anos. Trata-se de um argumento simplista e redutor. A avaliação por exame tem, como outras, o seu lugar e permite apreciar capacidades e "competências" (para usar o jargão das "ciências" da educação) que outras formas de avaliação decididamente não permitem. Claro, a avaliação por exame, quando estes são bem elaborados e bem corrigidos, é selectiva e imparcial. Obriga a um enorme esforço e a uma aquisição de hábitos de trabalho e de planeamento. Faculta naturalmente um instrumento de aferição comparativa dos conhecimentos. Apesar de imperfeita, só através dela se pode restaurar um mínimo de dignidade no sistema de ensino português. Não sei o que buscam os pais: se preparar os filhos para um vida boa, se dar no imediato uma boa vida aos filhos. É triste verificar que os representantes dos pais são hoje indefectíveis aliados do facilitismo. São os seus filhos que vão pagar a factura.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Em época de santos populares...

Agora que dissemos adeus ao Euro, fiquemos com esta, em jeito de música dos santos populares...
Iremos, de certeza, ter mais alegrias no futuro...


Teve sabor a salsicha

A derrota portuguesa
Cristiano esteve em campo?
Nem se deu pela proeza

Nani correu em via-verde
O Simão foi amarelado
Diz que o cruzamento foi tenso
Mas o Schweinsteiger saiu consolado

Enrolemos a t-shirt
O cachecol e a bandeira
Temos o rabinho entre as pernas
Acabou-se a chinfrineira

Vamos lá fazer as malas
Ó Scolari meu filho
O Chelsea já está à espera
Pingolim é matraquilho

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Tratado de Lisboa - Assunto resolvido!!!

Ligeireza, senhora ministra?

Às críticas de que as provas estão cada vez mais fáceis, Maria de Lurdes Rodrigues respondeu sublinhando que os enunciados são elaborados por peritos. "Eu própria não sou capaz de me pronunciar com ligeireza sobre o grau de complexidade de um exame, porque isso requer competências próprias. Portanto, devemos ser prudentes nessa avaliação", defendeu. Leia o resto no DN Online.

Comentário

Por que razão será? Qual o conceito de ligeireza?

terça-feira, 17 de junho de 2008

sexta-feira, 13 de junho de 2008

E agora?

"É fundamental para a minha carreira política"
O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu que o êxito do Tratado de Lisboa, hoje a ser referendado na Irlanda, "é fundamental" para o Governo e para a sua carreira política. [SIC]

Comentário: E agora o que se deve fazer?

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Sindicalizados à força - Concordam?

Os sindicatos estão preocupados com o facto de os trabalhadores não sindicalizados beneficiarem do mesmo modo que os seus sócios dos direitos conquistados no âmbito da contratação colectiva. Acham ignóbil que quem não contribua minimamente para esses acordos venha a usufruir das convenções negociadas por eles. Vai daí sugerem que estes trabalhadores devem pagar uma taxa pelos tais direitos conquistados. Para que não se pense que isto é uma invenção vinda das suas iluminadas cabeças, apontam-nos o exemplo da Espanha onde isto já é aplicado. Como o que está em causa é a sobrevivência financeira dos sindicatos é natural que UGT e CGTP se ponham de acordo nesta matéria. Até a CIP bate palmas e mostra-se receptiva à ideia, provavelmente já a pensar nos dividendos que uma medida destas poderia trazer às associações patronais.
Resumindo e concluindo: esta gentalha quer que se caminhe à força para a sindicalização de todos os trabalhadores o que a concretizar-se será mais uma machadada nos seus direitos. Segundo eles deve aplicar-se a máxima: Queres direitos? Paga e cala-te! E o que acham disto?

domingo, 8 de junho de 2008

Escola Inclusiva

Boa semana a todos!!!

Isto é que é passear! Crise? É para os outros!

É o maior investimento de sempre de um Governo nas comemorações do 10 de Junho no estrangeiro. Ao todo, cinco ministros e 14 secretários de Estado irão assinalar o Dia de Portugal junto de portugueses residentes no estrangeiro, em comemorações que decorrerão entre os dias 8 e 15 de Junho. Do Luxemburgo a Sydney (Austrália), de Pretória (África do Sul) a Montevideu (Uruguai), em cada continente haverá algum membro do Executivo. Leia mais no Público Online.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Da sala de aula para fora dela ou a vitória da papelada

A Ministra da Educação deslocou o foco da preocupação dos professores da sala de aula para a papelada que vão ter que preencher. Portanto, é uma questão de localização da focagem. Os professores gostariam muito de manter a focagem no ensino do aluno, a Sra Ministra não quer e, ao que parece, é ela que manda e, pelos vistos, é ela que tem razão?!. Albarde-se o burro à vontade do dono! Infelizmente!

JMatias