O que de "melhor" se passa no nosso País, fundamentalmente na Educação!!!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ligeireza, senhora ministra?

Às críticas de que as provas estão cada vez mais fáceis, Maria de Lurdes Rodrigues respondeu sublinhando que os enunciados são elaborados por peritos. "Eu própria não sou capaz de me pronunciar com ligeireza sobre o grau de complexidade de um exame, porque isso requer competências próprias. Portanto, devemos ser prudentes nessa avaliação", defendeu. Leia o resto no DN Online.

Comentário

Por que razão será? Qual o conceito de ligeireza?

6 comentários:

Otário Tevez disse...

pois não é que eu goste ou não da ministra da educação. existem certas normas a que eu não concordo mas, neste aspecto, penso que ela até tem razão...

claro que, sendo ela a ministra e, assim, sendo ela superior... obviamente apresenta uma parte da culpa. não só porque penso que, deste modo, deveria estar a par dos acontecimentos recentes (o que, parece não estar), como deveria ter uma opinião mais aprofundada sobre o tema (que lhe diz respeito).

agora, segundo o meu estatuto de aluno, concordo plenamente sobre a facilidade dos exames. já realizei os exames do 9º ano, há 2 anos atrás, e sei que eram mesmo feitos para "ter altas notas" (como dizia uma professora na sic notícias). e se o objectivo dos exames nacionais é somente fazer com que os alunos consigam notas altas (com o objectivo de obter uma boa classificação das escolas nacionais), penso que, no fundo, não valerá a pena realiza-los. O objectivo dos exames deveria ser (não só, mas em maior parte), avaliar os alunos e o seu grau de aptidão e conhecimento (o que parece não acontecer, pelo menos nos exames do 3º ciclo). quanto aos exames do secundário, que ainda não foram discutidos, penso ser completamente diferente e o grau de dificuldade é bastante maior.irei realizar os exames do 11º ano e, pelos enunciados de anos anteriores, sei que aqui (sim!) é preciso estudar.

titofarpas disse...

Então boa sorte para os exames...
Felicidades

Anónimo disse...

A ministra ainda vai pensar que foram as medidas que implementou que deram certo.Alguém acredita que num ano os alunos ficaram melhor..só quem não anda nas escolas.Gostei do blog e vou adicioná-lo..nada a opôr?.Abraço

saltapocinhas disse...

as provas eram fáceis, principalmente a de matemática.

é evidente que, nesta altura do campeonato dão jeito uns bons resultados para ela poder apregoar que está tudo a correr muito bem!

"afinal com os professores descontentes as coisas até correm bem" deverá ela querer dizer!

José António disse...

É a altura certa para fazer passar a imagem de que é capaz de ser "porreirinha" e, sendo, colhe também o fruto de mostrar aos País números maravilhosos.

Unknown disse...

Olá

Foi um prazer conhecer o seu blogue, através do Clube de Bloguistas, pois não tinha tido a oportunidade de cá vir por outro caminho.

Gostei do que vi. Um blogue expressivo e muito bonito.

Abraço

António